Uma das etapas que mais amo trabalhar é esta: o processo de #voicing. É neste momento que definimos a "voz" do instrumento e, certamente, uma das etapas que distancia os instrumentos de autor dos instrumentos de oficina e de fábrica. Afinal, quando se adota o caminho de construir instrumentos individualmente, abdica-se da adoção de um "padrão" de fabricação para "ouvir" individualmente cada tampo destes futuros instrumentos.
Deste modo, os "fins não justificam os meios" para um artesão que segue por este caminho, não se pensa em "como se produzir mais e mais rápido"; mas os "meios justificam os fins", observando todas as características únicas do lenho trabalhado, passando pelas suas qualidades mecânicas durante o processo de transformação em um tampo para, aí sim, escolher os melhores caminhos para elevar as suas potencialidades. Neste caso, não existe "café grátis", como dizem. O processo é lento, pois exige atenção, cuidado e muita sensibilidade.
E como é gratificante ouvir o resultado final!
Este caminho também é solitário, e exige uma busca constante em elevar o nível técnico e a sensibilidade artística.
Vamos lá?!
*Foto de um violão De Laet Triple-O híbrido que estou construindo.
M. De Laet
#luthier #liutaio #luteria #lutherie #luthiersbrasileiros #luthieria #bestluthiers #bestguitars #acousticguitar #tonewood #handcrafted #handmade #craftsman #craftsmanship #madeinbrazil #musicalinstrument #guitarenbauer #premierguitar #guitarplayer #acoustic
Button